Mapeamento de Competências: ferramenta para sustentar o futuro
- Prof. Adilson Neves
- 20 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Estratégia é o caminho, mas execução é tudo.
Estou começando este artigo assim porque quero abordar Mapeamento de Competências como um aspecto de suma importância para o sucesso das empresas em médio e longo prazos.
Mas, o que é isso professor?
Mapear competências significa identificar os comportamentos e as habilidades das pessoas que compõem o seu time, através de um estudo científico estruturado sobre o perfil de cada cargo, entendendo quais as que são imprescindíveis para atingir os objetivos do seu negócio.
É sair da falácia para a realidade de buscar atender o princípio: pessoa certa no lugar certo.
E, quando perceber pelo relatório oferecido por uma empresa ou consultor, a Alta Direção saberá exatamente quais são as lacunas a serem preenchidas e conquistadas para montar o seu time de alta performance, que é o que todo empreendedor quer.
Normalmente, quando se fala em investimento como mapear pessoas, há uma preocupação imediata: custo de utilizar ferramentas internacionais, sempre cotadas em dólar e qual utilizar para os resultados pretendidos, haja vista as dezenas que são oferecidas pelo mercado.
A questão que merece ser analisada: é custo ou investimento?
Fui convidado a participar do CEO Forum 2015 da Amcham Brazil, em Curitiba (PR), e pude ouvir, em alto e bom som, os depoimentos de três importantes executivos de multinacionais brasileiras - empresas que saíram da nossa fronteira e foram explorar mercados mundiais. Eles foram unânimes em dizer que o sucesso deles estava centrado em estratégia empresarial, mas sob a coluna das pessoas que formavam suas equipes.
Sucesso se faz com gente que exala competências e que estejam sempre em desenvolvimento, que agreguem conhecimentos, que gostem de desafios e que pensem o negócio lá na frente.
Simples de escrever e até de falar, mas complexo para se criar na ambiência corporativa porque depende de tempo e de investimentos. E o resultado não aparece imediatamente, mas ao longo do processo de desenvolvimento gerado com a identificação das competências necessárias.
As competências humanas formam o alicerce que sustenta as competências organizacionais e o desempenho da empresa, na medida em que cada colaborador é um ator no cenário estratégico da gestão. E como ator ele precisa estar sempre sendo treinado e preparado para o futuro.
Estou neste mundo de desenvolver pessoas há alguns anos, passando por empresas de vários setores da economia. Todas que entenderam que pessoas geram os resultados foram muito bem e projetaram seu futuro com mais eficácia, reduzindo custos de turnover e desgastes de contratações fora do contexto, gerenciando os talentos e levando a equipe a níveis mais altos de excelência.
Estamos fechando o ano de 2015 e no limiar de 2016, o que configura em uma oportunidade para planejar seu negócio e investir em mapeamento de competência para vislumbrar a transformação da crise em tempo de aprendizado e mudança.
"Não se pode "muitos" sem o "um"."
Platão
Comments