Toda crise tem um lado bom
- Prof. Adilson Neves
- 21 de jun. de 2015
- 2 min de leitura

A mídia está permeada de notícias desagradáveis sobre a economia brasileira.
Repetir aqui as manchetes seria sentir dor dupla, sofrer de novo.
A palavra crise está estampada em praticamente todas as matérias dos jornais, tv, rádios e mídias sociais.
Será que a crise tem algum lado bom?
Posso dizer categoricamente que sim.
Crise sempre é sinônimo de oportunidades e tem muito exemplo disso: tire o “s” da crise e continue em frente; enquanto alguns choram, outros empreendem e vencem lenços. Vai por aí as receitas motivacionais.
Mas, de verdade, crise traz sempre a chance de reflexão pessoal e empresarial.
Normalmente, oportuniza revisão de modelo estratégico e realinha visão de futuro.
Obriga os empreendedores a repensar o modelo aplicado ao fluxo de caixa.
E permite que sejam feitos investimentos pontuais e bem estruturados em diretrizes que possam permitir o crescimento do negócio no período vindouro das vacas gordas, especialmente no aspecto de realinhamento das pessoas.
Os colaboradores, com a preocupação comum neste tempo, passam a produzir mais e a repensar aquele “vestir a camisa” da organização, principalmente no âmbito privado, já que o setor público no Brasil é uma outra situação pela proteção do Estado.
Estado este que levou o Brasil a passar por estes momentos delicados. A crise que está aí é, na minha opinião, uma consequência macabra das malfadadas politicas públicas do Governo. Parte importante desta crise é institucional patrocinada pela classe politica.
A verdade é que os mais preparados vão passar a crise sem abalos, com menor lucratividade talvez.
E preparação começa com uma excelente preparação das pessoas que fazem parte do time organizacional e um planejamento estratégico bem feito e acompanhado com acurácia mês a mês para permitir um controle total sobre as variáveis controláveis – caixa, custo, investimentos, desenvolvimento das pessoas, novas tecnologias, inovação, ampliação do conhecimento do time e percepção dos talentos presentes na organização.
Crise é sempre plataforma para os ousados e inteligentes, para os empreendedores que vislumbram em longo prazo.
Hora de colocar o avião na cabeça da pista e estar pronto para acionar os motores e decolar quando a economia emitir os sinais de melhoria.
E você que não tem empresa, mas que está de olho na sua carreira, a crise também oferece chances: prepare-se melhor, faça aquele curso que pode dar um upgrade no seu conhecimento, levante a cabeça, estabeleça as suas prioridades pessoais, olhe para o futuro, fixe seu olhar em algum objetivo macro, dê o primeiro passo diariamente, avalie sua caminhada e faça a diferença.
Xô crise!
Para o futuro e muito mais além...
Prof. Adilson Neves
Master Coach e Consultor de Estratégia
www.multiplabusiness.com
Comments