O efeito líder faz a estratégia acontecer
- Prof. Adilson Neves
- 4 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
Estratégia é a principal tarefa dos líderes nas organizações.
E qualquer que seja a sua estratégia ela tem um ponto de convergência: os clientes.
Tudo começa e acaba com os clientes.
Eu acabei de escrever mais um livro e escolhi o título “Estratégias & Liderança – os segredos dos grandes líderes para o crescimento sustentável das organizações” (Editora Ithala – Curitiba – PR) porque aprendi nesses anos de andanças pelas empresas de que o fator líder faz toda a diferença na condução do negócio rumo ao sucesso.

Sempre gosto de enfatizar de que criar estratégia brilhante é fácil; o difícil é colocá-la em prática.
Os líderes precisam construir a estratégia junto com o seu time observando o mercado e antecipando ao máximo o futuro com criatividade e inovação.
Porém, antes de aventurar-se a olhar o futuro, a estratégia correta começa quando entendemos a organização no presente, conhecendo os indicadores mais importantes, principalmente o fluxo de caixa, a margem de lucro, o volume de vendas, os custos fixos e variáveis, o ponto de equilíbrio, o giro do estoque, os investimentos e não esquecer das competências das pessoas que fazem parte da sua equipe; porque um bom nível de conhecimento é fundamental para o sucesso. Se a sua equipe tem necessidade de novas competências é preciso treinar, treinar, treinar. Conhecimento é a chave que abre oportunidades para a organização.
Saiba discernir bem quem é mais valioso para o seu negócio e para executar a estratégia. Fique de olho nos talentos e na positividade das pessoas. Desenvolva-os para o foco do que foi planejado. O importante é identificar os pontos fortes de cada colaborador e fazer com que eles se tornem ainda melhores. Grande parte dos atletas se torna campeã trabalhando seus pontos positivos exaustivamente. A pessoa certa no lugar certo realmente faz a diferença.
E estratégia tem que ser planejada, acompanhada e revisada porque não é estática, mas absolutamente dinâmica.
E para acompanhar é preciso reunir o time, ver o plano, discutir o que deu certo e o que precisa melhorar, montar planos de ação, responsabilizar os líderes com prazos bem balanceados e executar. De nada vale um excelente plano sem implementação.
Certamente não apresentei nada de novo até aqui, o que é verdade, mas as organizações simplesmente não praticam o básico, o óbvio.
E quero chamar a sua atenção de que há muita oportunidade no Brasil para quem quer investir porque o ambiente empresarial brasileiro ainda oferece muitas chances para empresas inovadoras.
E investir com estratégia bem estruturada é mais inteligente e a chance de sucesso é muito maior, principalmente se o empreendedor descobrir flancos e lacunas no mercado para inovar.
E para finalizar, quero enfatizar de que é preciso fazer da estratégia a sua causa, olhar para ela todos os dias e avaliar os avanços e os desvios de sua execução, afinal, executar significa encarar a realidade, correr riscos e agir sobre ela, e assim, alcançar o sucesso.
Comentarios